domingo, 6 de setembro de 2015

As possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.

Para que os alunos possam compreender os números, é necessário que o professor encontre meios que influencie e induza o aluno a gostar do que está sendo apresentado a ele.  O professor precisa utilizar métodos que venha de encontro com a realidade e meio social a qual a criança está inserida, procurando sempre exercer e incentivar atividades lúdicas e em espaços abertos, saindo um pouco da sala de aula.
Visto que a adição ou soma (mais) é um dos cálculos mais presentes no cotidiano do aluno, fica mais fácil apresentar a ele o conceito de juntar, adicionar, acrescentar. Para o professor existem vários meios que podem ser trabalhados em sala de aula. No caso da subtração ou menos o professor também consegue associar diversos meios no concreto da mesma maneira que é feito na adição. Na multiplicação ou vezes apesar de parecer difícil a compreensão das crianças, também a diversas maneiras de apresentar esse cálculo a elas, através da soma/parcelas iguais trabalhando com partes ou objetos iguais como, por exemplo, cada aluno possui 02 lápis em uma sala de aula de 10 alunos, ou seja, 2 x 10 = 20. Então na sala de aula há 20 lápis. Na divisão pode-se aumentar as expectativas do professor em trabalhar com a ludicidade, o aluno com as atividades certas conseguirá compreender a questão de dividir, um bom exemplo que podemos usar e que é usado por muitos professores é a hora de repartir o lanche, ou dividir os lápis de cores coletivo.

Para ensinar matemática o professor precisa estar atento à todas as possibilidades possíveis que possa ser utilizadas para serem apresentadas dentro e fora da sala de aula, basta somente muito esforço e discernimento para compreender se de fato o aluno está aprendendo ou não. 

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