Para que os alunos possam compreender os números, é
necessário que o professor encontre meios que influencie e induza o aluno a
gostar do que está sendo apresentado a ele. O professor precisa utilizar métodos que venha
de encontro com a realidade e meio social a qual a criança está inserida,
procurando sempre exercer e incentivar atividades lúdicas e em espaços abertos,
saindo um pouco da sala de aula.
Visto que a adição ou soma (mais) é um dos cálculos mais
presentes no cotidiano do aluno, fica mais fácil apresentar a ele o conceito de
juntar, adicionar, acrescentar. Para o professor existem vários meios que podem
ser trabalhados em sala de aula. No caso da subtração ou menos o professor
também consegue associar diversos meios no concreto da mesma maneira que é
feito na adição. Na multiplicação ou vezes apesar de parecer difícil a compreensão
das crianças, também a diversas maneiras de apresentar esse cálculo a elas,
através da soma/parcelas iguais trabalhando com partes ou objetos iguais como,
por exemplo, cada aluno possui 02 lápis em uma sala de aula de 10 alunos, ou
seja, 2 x 10 = 20. Então na sala de aula há 20 lápis. Na divisão pode-se
aumentar as expectativas do professor em trabalhar com a ludicidade, o aluno
com as atividades certas conseguirá compreender a questão de dividir, um bom
exemplo que podemos usar e que é usado por muitos professores é a hora de repartir
o lanche, ou dividir os lápis de cores coletivo.
Para ensinar matemática o professor precisa estar atento à
todas as possibilidades possíveis que possa ser utilizadas para serem apresentadas
dentro e fora da sala de aula, basta somente muito esforço e discernimento para
compreender se de fato o aluno está aprendendo ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário