quinta-feira, 10 de setembro de 2015

História da Matemática para alunos do 5º ano

Para iniciarmos a aula poderíamos contar a história do Pastor de ovelhas:

Os pastores de ovelhas tinham necessidades de controlar os rebanhos. Precisavam saber se não faltavam ovelhas. Como os pastores podiam saber se alguma ovelha se perdera ou se outras haviam se juntado ao rebanho?
Alguns vestígios indicam que os pastores faziam o controle de seu rebanho usando conjuntos de pedras. Ao soltar as ovelhas, o pastor separava uma pedra para cada animal que passava e guardava o monte de pedras. Quando os animais voltavam, o pastor retirava do monte uma pedra para cada ovelha que passava. Se sobrassem pedras, ficaria sabendo que havia perdido ovelhas. Se faltassem pedras, saberia que o rebanho havia aumentado. Desta forma mantinha tudo sob controle. Uma ligação do tipo: para cada ovelha, uma pedra chama-se, em Matemática, correspondência um a um.





Logo após contar a história o professor pode levar pedras ou outro material qualquer em grande quantidade e fazer jogos na sala de aula. No caso se o objeto for pedra, poderá fazer da seguinte maneira: A cada aluno o professor separa uma pedra e depois contabiliza juntamente aos alunos, e logo em seguida, o professor pode dirigir a atividade de várias maneiras como:
Quantos meninos e quantas meninas têm na sala?
Quantos tem 10 anos e quantos tem 11 anos?.

 O professor pode fazer o uso do material dourado, ou pode também utilizar balas em copinhos para exemplificar a quantidade em unidade. Para concluir o professor pode levar os alunos a compreender a importância da quantidade e de comunicar e organizar a vida social de cada ser humano, aliás, uns dos maiores itens de utilização mundial precisa de cálculos e contabilização que é o dinheiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário